10º Pilar – Aceite as Diferenças

Vivemos em um mundo repleto de diferenças, sejam elas religiosas, de costumes, gostos ou etnias. Diversas coisas que nos separam em classes acabam impedindo grandes ideias de se moverem pelo mundo. Uma ideia pode simplesmente mudar tudo o que está a nossa volta, mas da mesma forma que uma pessoa sozinha não constrói um prédio, uma ideia sozinha também não gera algo novo. A evolução se trata de cada vez mais aceitarmos as diferenças pois, consequentemente, aceitaremos novas ideias.

O grande problema dos relacionamentos reside nas divergências. É difícil aceitar pessoas que não pensam e não se comportam como nós. Mas procure ver que as pessoas são diferentes porque possuem histórias de vida, valores e culturas diferentes, e por isso enxergam o mundo de maneiras também diferentes. Aprenda a se colocar no lugar dos outros e compreender seus pontos de vista. Compreender o outro significa não julgá-lo, mas aceitá-lo mesmo quando seus pensamentos não concordam.

Temos o direito de opinar e a obrigação de ouvir opiniões, mas não temos o direito de querer que as nossas sejam incontestavelmente aceitas. A falta de respeito pela individualidade e pelas diferenças dos indivíduos é, talvez, a maior causa de conflitos, que nos colocam uns contra os outros desestabilizando a humanidade.

Fazer concessões conscientes faz parte das relações. Não devemos deixar que a escolha, a maneira de pensar ou o estilo de vida do outro nos afetem ou incomodem a ponto de criar discórdia, ofensas e mágoas, mas ambas as partes devem abrir mão de alguma coisa a fim de um bem comum.

A vida é assim: somos diferentes um do outro e temos nossas maneiras únicas de entender e enfrentar a vida, seja na família, na escola, no trabalho, ou no ambiente social. Imagine se todos tivessem os mesmos gostos e as mesmas opiniões? Que chatice seria! Como já dizia Bob Marley: “Vocês riem de mim por ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.” Afinal, são as diferenças que movem o mundo e impulsionam o progresso.

Se queremos liberdade precisamos aprender a aceitar o outro e respeitar suas individualidades.

Rubens Berredo