1º Pilar – Autoconhecimento

Fundamental para administrar bem os relacionamentos, autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos outros nos incomodam. Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso e metódico, que segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se preocupar com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver autoconhecimento, pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.

Autoconhecimento é o conhecimento que você tem de si, é como você enxerga seus limites, capacidades, é você conhecer seus valores, interesses e desejos.
Com um bom autoconhecimento, você é capaz de se sentir mais seguro e estar mais estável emocionalmente. A maioria das pessoas acham que se conhecem bem mas, muito pelo contrário, na maioria das vezes nos confundimos e nunca sabemos o que somos e o que gostamos.
Geralmente, você tem uma capacidade de conhecer mais ao outro do que a você mesmo.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a autoestima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos mas, quase sempre, esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.

Conhecer as próprias emoções. Autoconsciência – reconhecer um sentimento quando ele ocorre – é a pedra fundamental da inteligência emocional. A capacidade de controlar sentimentos a cada momento, é crucial para o discernimento emocional e a autocompreensão. A incapacidade de observarmos os nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles. As pessoas com maior certeza sobre os próprios sentimentos, são melhores pilotos de suas vidas, tendo um sentido mais preciso de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar.

A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

COMO AUMENTAR SEU AUTOCONHECIMENTO?

Existem muitas maneiras. Qualquer ato que te leve a prestar mais atenção em você, aumenta o que você sabe sobre si.

Exemplos: grupos terapêuticos, leituras construtivas, conversas com amigos (e perguntar a opinião deles sobre você – atenção: é aconselhável avaliar a opinião dos outros antes de aceitá-la como verdadeira), fazer meditação, observar suas atitudes, suas emoções e seus pensamentos. Ficar atento ao que você gosta ou não e porquê, entre muitas outras ações.

Estas práticas o ajudarão a fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio, de maneira a aperfeiçoar sua qualidade de vida e a aumentar sua produtividade.

Excelente final de semana a todos e até a próxima sexta-feira, quando estaremos falando do pilar EMPATIA.
Por Rubens Berredo.